Restaurante Dêze: A experiência gastronômica mais refinada de Caraíva.

O salão aconchegante do restaurante Dêze é acessado através um corredor ao lado da casa verde mais fotografada de Caraíva. Imagem: Shoichi Iwashita

Não é segredo para ninguém que o sul da Bahia é lar de hotéis e restaurantes capazes de agradar as mais exigentes das pessoas, e não somente os brasileiros. Mas foi no calmo vilarejo de Caraíva que encontramos uma das experiências gastronômicas mais belas e sofisticadas de toda a região. Ao chegar no local pela primeira vez nos deparamos com uma linda cozinha moderna e completa, que fica visível do salão. Isso nos deixou intrigados.

Não conseguíamos tirar da cabeça a dúvida de como foi possível levar tudo isso até um vilarejo conhecido pelo difícil acesso.

E é com essa cozinha tecnológica que pratos bem executados são preparados, nos quais cada ingrediente é especialmente trabalhado. Fundado em Dezembro de 2021 pelo casal de mineiros Yuri Escobar (chef) e Joanna Côrtes (nutricionista), o Dêze está localizado atrás da casinha mais fotografada de todo o vilarejo. Sim, aquela casinha verde com a frase “Sorria, você está em Caraíva”, irresistível para as lentes de todos os celulares e câmeras fotográficas dos viajantes que ali passam. Para acessar o salão basta seguir por uma discreta portinha ao lado desse ponto turístico. O salão é divido com a sorveteria Mango, cujo funcionamento acontece de terça a domingo, durante o dia.

O Dêze abre somente no almoço com serviço à la carte de quinta a sábado, das 13h às 17h, e jantar de segunda a sábado, das 19h às 23h, em formato de menu-degustação, com duas opções: um de quatro tempos (R$ 238) e outro com sete (R$ 284), com um dos tempos sempre constituído por uma fatia de pão de fermentação natural acompanhado por uma manteiga temperada, que pode ser com cupuaçu ou com cacau. Sua primeira impressão pode ser de estranheza com os ingredientes, mas ambas são deliciosas e o pão não poderia ser diferente.

Num lugar onde um bom pão é tão difícil de encontrar, você acaba por entender o protagonismo dado a ele neste prato. Se optar pelo menu vegano, você pode pedir para que eles temperem o pão com azeite. Neste caso, o prato virá acompanhado de uma pasta de berinjela defumada.

Não há descrição dos pratos no cardápio, a não ser pelo prato principal, que é descrito e sempre tem quatro opções: vegana (com legumes geralmente provenientes de uma fazenda orgânica chamada Quebra-Pote), um peixe, um fruto do mar e uma carne de mamíferos. É possível pedir somente os pratos principais (com couvert da casa incluído no preço do prato), caso você não esteja com a fome necessária para um menu-degustação completo.

Delicadeza é a palavra que vem à mente quando pensamos na cozinha do Dêze. Quando o visitamos pela primeira vez, o que mais nos chamou atenção foi o gyooza de alho-poró com molho de laranja confitada. Com certeza uma das coisas mais deliciosas que já provamos e, é claro, que sentimos falta dele na segunda vez que visitamos, pois o cardápio é modificado mensalmente. Sem contar nossas “outras saudades”: o ravioli de abobrinha recheado com alho-poró e creme de castanha, legumes salteados, molho pesto e espuma de salsa e a pêra no melaço com espuma de laranja Bahia e praliné de castanhas…

Pera no melaço com espuma de laranja Bahia e praliné de castanhas. Impecável. Imagem: Shoichi Iwashita

Acha que esquecemos da carta de vinhos? Claro que não… Nela está uma pequena seleção de vinhos exclusivamente brasileiros, das regiões de Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Nampur e Simonde te mostram o que há de melhor no sul da Bahia. Acompanhe nossa Magazine para não perder nenhum conteúdo.

O contéudo deste artigo é uma adaptação da matéria original publicada em simonde.com.br

Não conseguíamos tirar da cabeça a dúvida de como foi possível levar tudo isso até um vilarejo conhecido pelo difícil acesso.

Não é nada fácil encontrar um pão bom aqui no sul da Bahia. Por isso, é tão reconfortante a etapa que é formada pelo pão de fermentação natural feito na casa — aqui, com abóbora — servido com uma pasta de berinjela defumada (porque pedi o menu vegano). Para os não-veganos, o pão pode ser servido com manteiga temperada com cupuaçu ou cacau, ambas deliciosas.

O prato principal: um ravioloni de pupunha recheado com creme de castanha de caju com legumes salteados. Imagem: Shoichi Iwashita

RESERVAS:

Pelo site do Dêze, clicando aqui.

Ou pelo telefone WhatsApp: 73 99948-9423

Almoço, de segunda a sábado, das 13h às 17h

Jantar, de segunda a sábado, das 19h às 23h.

Fecha aos domingos.