Trancoso se transforma com a festa de São Brás, entre os dias 2 e 3 de fevereiro
Navegue
Durante as festividades, a energia contagiante envolve toda a cidade e seus visitantes, conectando todos com a tradição e a espiritualidade. Nessas ocasiões, a cultura vibrante e a beleza se fundem, criando um ambiente de alegria e comunhão cativante.
Com destaque para São Brás e São Sebastião, o vilarejo recebe as festividades que se iniciam na véspera do dia dos santos, 19 de janeiro e 2 de fevereiro, respectivamente. São rituais ricos, cheios de significados e muito semelhantes, diferenciando-se apenas pelas cores e santos.
Viva Bastião!
A festa de São Sebastião em Trancoso começa no dia 19 de janeiro, antes mesmo das comemorações, o Quadrado torna-se vermelho e branco (cores da festa) e nota-se grande movimentação de nativos e turistas.
As comemorações se iniciam com o samba de couro, no início da noite, tradicional batuque da região passado por gerações, que entoa ao longo da noite músicas que contam as histórias da vila e de São Sebastião.
Ao amanhecer, as festividades continuam com a busca do novo mastro sagrado, em uma procissão com muita música. Durante a festa de São Sebastião, este mastro é trocado todos os anos e adornado com novas pinturas locais, feitas pelo artista Valquito Lima e convidados.
o mastro de São Sebastião é trocado todos os anos e adornado com novas pinturas locais, feitas pelo artista Valquito Lima
Após a busca do mastro sagrado, a festa de São Sebastião em Trancoso segue com o café da manhã e, mais tarde, o almoço ao meio-dia, a missa da procissão no final do dia e, por fim, a troca do mastro com a nova bandeira do santo homenageado, pintada pelo artista local Damião Conceição.
Quando Trancoso se veste de azul
A Festa de São Brás se assemelha com a Festa de São Sebastião, ambas possuem a mesma programação, diferenciando-se apenas pelas cores e santos homenageados. Na Festa de São Brás utilizam-se as cores azul e branco.
O vilarejo inteiro se transforma durantes as festividades, conduzindo-nos à imersão na rica história, cultura e espiritualidade do pequeno vilarejo e suas extasiantes festividades.
mais festejos
Ano Novo e Festa de Reis
Iemanjá e o carnaval
Depois das festas de São Sebastião e São Brás, acontece a Festa de Iemanjá no dia 2 de fevereiro, uma grande festa com um rico cortejo florido rumo à praia e seguido pelo ritual de agradecimento à rainha dos mares.
São João
São Pedro
No final de junho, há a Festa de São Pedro, considerado o santo padroeiro dos pescadores. É uma festa modesta, mas com grande significado para a antiga vila de pescadores. Após isso, Trancoso segue o calendário nacional de feriados.
Em Trancoso, as festas tradicionais são a alma do vilarejo, resgatando suas origens e celebrando sua cultura ao longo do ano. Desde as comemorações vibrantes de São Sebastião e São Brás até as animadas festividades de Réveillon, Festa de Reis, Iemanjá e São João, cada evento é repleto de energia e significado.
Essas celebrações não apenas unem a comunidade nativa e os visitantes, mas também mantêm viva a rica história e a identidade cultural de Trancoso, tornando-o um lugar cativante e espiritualmente enriquecedor. Visitar e prestigiar o vilarejo durante a festa de São Sebastião em Trancoso e outras festividades é uma experiência única e transformadora.