Busca Por Vida de Qualidade Fez Gabriela Carioba se Encantar Por Arraial D’Ajuda

Responsável por ações sociais da Nampur, publicitária trocou a vibe agitada de São Paulo por uma rotina mais sossegada no litoral sul da Bahia.

A vida no litoral sul da Bahia, para a publicitária Gabriela Carioba, é sinônimo de simplicidade e conforto. Bastante diferente do que estava acostumada a experienciar em São Paulo. “Na capital paulista, a cidade te coloca em uma situação em que você precisa estar sempre arrumada e bem vestida. Na Bahia, não. É tudo mais tranquilo e gostoso”, sintetiza ela sobre a chamada vida de qualidade, que faz parte do DNA da Nampur.

Em sua rotina em Arraial D’Ajuda, Gabriela gosta de caminhar pela praia durante as manhãs, passear com os cachorros Alfredo e Olívia (da raça spitz alemão) e encaixa momentos para musculação e yoga. “Adoro praticar exercícios, me alimentar bem, estar junto à natureza. É uma coisa que eu gosto. Cresci em uma fazenda até os 6 anos, tendo contato com bicho, mata, por isso gosto bastante”, resume.

É ela quem comanda, hoje em dia, a área de projetos sociais da incorporadora – responsável por investir no resgate e preservação da cultura local, além do incentivo à educação. Paulistana de nascimento, Gabriela morou boa parte da vida em Londrina (Paraná). Só retornou à natural São Paulo para fazer faculdade de Publicidade na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Trabalhou no Marketing de algumas marcas, de moda a tecnologia, teve sua própria marca de vestidos, chamada Le Rêver, e vendeu sua parte para se dedicar à faculdade de Psicologia, há cerca de dois anos.

De fala meiga, seu principal trunfo é a escuta ativa. “Sou uma pessoa que gosta muito de ouvir o que o outro tem a dizer. Mais ouvir do que falar”, diz. De opinião forte, acredita em seus valores e adora estudar. Não à toa, voltou para a faculdade para cursar Psicologia. “Sou superdiscreta, não tenho esse entusiasmo pelas redes sociais, muitos seguidores. Tenho pavor. Sou mais na minha”, garante. Antes da pandemia, fez estágio na rede pública de Diadema (cidade da Grande São Paulo), no atendimento a crianças com problemas de relacionamento ou encaminhadas para se consultar com um psicólogo.

Adepta de uma alimentação equilibrada, aprendeu com a mãe esse cuidado. Aos finais de semana, gosta de um almoço “bem gostoso” à beira-mar ou em casa. Seu peixe preferido é o badejo, em que acrescenta banana-da-terra, coentro e vira o chamado “picadinho baiano”. Gabriela é casada com Victor, CEO da Nampur. Sua relação com o sul da Bahia vem da infância, quando viajava com a família desde pequena em todas as férias. Mas a paixão aflorou com o marido e sua família e toda a história que têm com o lugar.

Projetos

A Nampur patrocina com a primeira fase do projeto Sementes Brilhantes, de incentivo ao aprendizado na primeira infância. “É na primeira infância que a gente aprende tudo o que vai usar para o resto da vida. Que não se pode jogar lixo no chão, deve respeitar o outro, cada um tem seu tempo de falar”, explica. “Nessa primeira infância, todas as conexões do cérebro vão se desenvolver. A Nampur achou interessante porque queremos melhorar as comunidades em que atuamos, começando pela base”.

Além deste projeto, a Nampur tem colaborado com outras ações sociais de apoio à comunidade no sul da Bahia, como a recuperação do sino na secular igrejinha de São João Batista (Igreja do Quadrado), que estava há 40 anos sem badalar, como parte do Projeto de Resgate dos Sinos e a revitalização da Escadaria da Santa, em Arraial d’Ajuda.